Espiritismo, a razão face a face

Sem a luz da razão empobrece a fé, Allan Kardec

Espiritismo no Brasil

cropped-rj-89.jpg

.

Os textos aqui apresentados têm o objectivo de divulgar documentos e opiniões de registo histórico da autoria de credenciados divulgadores espíritas bem conhecidos no Brasil. A ordem porque se encontram aqui publicados, sem ser casual, não tem por intenção qualificar os últimos menos que os primeiros.

Os títulos já presentes neste grupo de artigos, são os seguintes

.
— A voz clara de GÉLIO LACERDA DA SILVA, “…Para que não se repita com o espiritismo o que se deu com o cristianismo…”

O importante Manifesto realizado no Centro Espírita A CASA DO CAMINHO, na XIII Semana de Kardec em 08 a 14 de abril de 1996 em Juiz de Fora – MG.ç

.
— Movimento espírita brasileiro no final do século XX por Cândido Pereira

Este trabalho de Cândido Pereira é históricamente o mais abrangente daqueles que se encontram aqui publicados e tem a virtude raríssima de dizer, de forma clara e directa, o que mais ninguém diz, esquematizando e dando os nomes às coisas.

— Radiografia da Deturpação do Espiritismo, de Carlos Imbassahy

Um importante texto da autoria do Dr. Carlos Imbassahy e um interessante (e exemplar…) resumo biográfico da autoria de Carmem Imbassahy, esposa de seu filho, o Professor Carlos de Brito Imbassahy

— Divaldismo, por Carlos de Brito Imbassahy

“Esclarecimento” intelectual a que não falta uma valiosa pitada de ironia (componente expressiva da inteligência crítica) de um pensador que não carece de apresentação.

— O Surgimento do “Anjo” Ismael

“…com alguns dados fundamentais para a compreensão do espiritismo na sua versão brasileira oficializada pela ação da FEB e outras variantes sincréticas, segue este impressionante texto de autoria do investigador Artur Felipe de Azevedo Ferreira.”

— Ramatis, Ubaldi, Roustaing e Armond, por Cirso Santiago

“…há muito tempo estão na berlinda e seus críticos já dissecaram suas obras de cabo a rabo. Considerei que o que já foi dito bastasse para o público compreender os equívocos que esses escritores cometeram em relação à Doutrina Espírita. Todavia, numa roda de amigos em que falávamos sobre Espiritismo, vieram à baila esses personagens e fiz rápida explanação sobre as trajetórias deles….”

— Espiritismo, da França para o Brasil

Mais um estudo de Artur Felipe de Azevedo Ferreira, que melhor ficaria identificado com o seu título original: “Os efeitos do ecletismo e da heterodoxia no movimento espírita francês”. “Espiritismo, da França para o Brasil”, por ser mais curto e mais directo para leitores portugueses, foi o título escolhido para mais este importante trabalho aqui publicado.

 — Sobre o Espírito Emmanuel, texto de João Roberto Nascimento e comentário

“…entre Emmanuel e Allan Kardec, eu não tibubeio, fico com Kardec. E lembro hoje de um bate-papo que tive com o Dr. Ary Lex, – inteligente velhinho – que, em certo momento me falou: “… não há como negar, os Espíritos que trabalharam com Kardec, eram de longe, muito mais evoluídos e preparados na exposição do Espiritismo do que os Espíritos que hoje se manifestam através do Chico, do Divaldo, ou qualquer outro médium que seja…”

______________________________________________________

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: